Olá leitores, como estão? Hoje postarei uma resenha de parceria aqui do Toda Leitura: O Guardião e a Mortal - Livro 1 (Jane William)

 

Nome: O Guardião e a Mortal - Livo 1
Autor: Jane William
Editora: Ainda Não Publicado
Páginas: 231
Ano de Lançamento: 2010
★★★★☆

Bel é uma típica adolescente que vivia uma vida normal em Vancouver, mas com a separação de seus pais vê sua vida virar de cabeça pra baixo e é obrigada a se mudar com a mãe pra Jasper, uma pequena cidade do Canadá.

É difícil se adaptar quando não se sabe à qual lugar se pertence. Tudo é tedioso e cansativo pra ela, a nova cidade, a nova escola. Sua vida entra numa rotina sufocante, até que uma descoberta abala seu mundo. Uma imagem no espelho, um olhar foi o bastante pra mudar todo o seu destino. Aaron era seu tudo, seu Universo, era seu campo gravitacional, sua própria Rede de Energia, sugando sua respiração e espremendo toda aquela vida insignificante dela.

Aaron era um imortal, como lutar contra isso? Há uma parte da vida dele que ela nunca poderá compartilhar, mas ela daria tudo se existisse uma pequena chance de viver ao lado dele. O que você faria se a única maneira de se manter vivo fosse morrer?

Na época em que pensou na hipótese de se tornar imortal, Bel nunca imaginaria que essa decisão poderia salvar a sua vida. Ela iria renascer da escuridão, do eclipse solar, para luz que emanava dele, então suas vidas estariam apenas começando.

Um amor vivido em mundos paralelos. Será que isso daria certo? Ela, uma mortal; Ele, um futuro Guardião.

A história começa narrando a vida de uma garota comum, de nome Belinda Cooper, que vivia em Vancouver - Canadá. Com a separação conjugal, sua mãe, Sam, decide recomeçar, retornando à sua antiga morada, Jasper – pequena cidade no oeste do país.

Após a reforma de sua casa, Bel descobre o sótão e, neste, um grande espelho, no qual vê uma imagem que a fascina: um jovem rapaz, pelo qual se apaixona. Aos poucos estabelecem contato, e conhecemos Aaron, um Atlantes e futuro Guardião.

No decorrer da história podemos ver Bel se meter em encrencas, fazer amizades, se apaixonar e despertar paixões. Não há o que dizer do final, pois, como é uma série, não teve final propriamente dito, apenas uma situação deixada para ser resolvida no próximo livro :)
Logo no início da trama a protagonista começa a deixar transparecer suas sacadas humorísticas e irônicas, pela maneira com a qual descreve sua nova casa, sua nova cidade e algumas das pessoas que nela vivem.

Embora eu tenha identificado uns poucos quês de Lua Nova - Stephenie Meyer no enredo, ele possui características próprias, com um romance diferente de tudo que já li: o amor teoricamente impossível entre uma mortal e um Atlantes.

Como a própria autora diz, este é um livro voltado, principalmente, para jovens leitores, e isto pode ser comprovado pela maneira como a protagonista fala e se comporta e pelas referências encontradas: Evanescence, Linkin Park, Nickelback, Three Days Grace e Iron Maiden (Ok, não é tão atual assim, mas fez parte da minha infância :D ). Também há referências aos Cavaleiros Templários e à Capela de Rosslyn, assuntos que me interessam desde O Código da Vinci – Dan Brown.

Entretanto, a maneira como a personagem principal lida com uma grande perda tida quase no final do livro fez a obra perder alguns pontos para mim. Creio que faltou mais tristeza, comum em situações como essas.

Disto isso, avalio o livro com nota 4:)

É isso. Até a próxima ;D


16 Comentários

  1. Agora com essa resenha, o livro pareceu ainda mais interessante que antes! Adorei... Pretendo realizar a leitura dele, realmente me instigou!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oii Bia!
    O livro é bem interessante sim :D
    AAA que bom! Tenho certeza de que Jane ficará muito feliz com seu comentário!!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Oi Pati!
    Adorei o livro,adoro romances sobrenaturais.
    Parabéns pela resenha.
    Bjos Fabi
    http://roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi flor, adorei sua resenha, super prática e objetiva, sem cansar a gente sab° rsrs. Me dá esse dom menina!
    Então, no começo da resenha achei o livro meio fantasioso demais (olha quem fala né, a menina que suspira lendo sobre fadas e dragões, rsrs), mas você me ganhou quando disse que ela era irônica e ainda mais quando citou todas as bandas que eu mais gosto. Gosto muito de livros assim, que trazem referencias à bandas e/ou coisas modernas, é ótimo pra quem conhece: que se identifica; e ótimo pra quem nunca ouviu falar: porque desperta curiosidade.
    Fiquei bem interessada no livro!
    Adorei a resenha.
    Beijos.
    E espero você lá no blog.
    http://serietrinita.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Adorei sua resenha! Nunca tinha escutado nada sobre esse livro. Mas a sinopse é bem legal e agora fiquei interessada.
    Eu gosto de finais assim, porque adoro séries e acho que um volume tem que nos instigar a querer continuar a ler o(s) próximo(s).

    Adoro personagens irônicos então com certeza vou gostar de Bel.
    E também me interesso bastante quando há referências que eu conheça nos livros.

    Sobre essa situação no final, que faltou tristeza, acho que me sentiria igual a você, já que quando isso acontece penso igual! hehe

    Beijão,

    Tatha
    www.houseofchick.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Fabi!!
    Heheh também gosto de romances surreais assim :P
    O livro é legal sim =)

    Obrigaaadaaa =D

    ResponderExcluir
  7. Oii Carol! Ouuunn muito obrigadaaa *-* Fico feliz com seus elogios, de verdade *-*
    Hahah eu gosto de livros assim mesmo kkkkk Eu também gostei da ironia. Adoro ironias e sarcasmo hahahahh
    Também gosto muito das bandas citadas no livro. Também citou o autor Julio Verne, que gosto tb (acho que não citei isto na resenha =/ )
    Eu também acho interessante ivros que nos dão este aparato, nos situando no tempo em que é narrado. Com certeza!

    AAA muito obrigadaa *-*

    E que bom que ficou interessada no livro Jane gostará de saber disto heheh

    Bjos!

    ResponderExcluir
  8. Oii querida,
    Fiquei interessada nesse livro, gosto de temas assim.
    Enfim, vim retribuir sua visita, para parcerias me manda um email rafavieira_1@yahoo.com.br

    Bjosss

    ResponderExcluir
  9. oi Pati
    ahhh que capa linda!!!
    adoro romance sobrenatural, vou querer ler esse livro!!
    nunca tinha ouvido falar.
    ótima resenha

    http://lostgirlygirl.blogspot.com.br/

    bjos

    ResponderExcluir
  10. Olá, Patrícia. Escreveu uma boa resenha. Só creio que tenha faltado falar um pouco sobre as características do livro físico (divisão de capítulos, capa, 'tamanho'... esse tipo de coisa que se gosta de saber antes de adquirir um livro).

    Sobre o assunto; cá entre nós, romances entre uma adolescente com a vida conturbada e um ser sobrenatural são do tipo de literatura que mais se vê nas livrarias; isso pode ser bom, ou ruim. Ao meu ponto de vista, esse tipo de livro acaba com a visão de mundo dos jovens.

    A vida da protagonista, nesses livros, sempre está acabada. As jovens se identificam com isso (pois quem nesse mundo passou pela puberdade sem nenhum provlema?) e ficam esperando pelo ser sobrenatural que irá salvá-las, isto é, esperando por alguma surpresa que as tirará do mundo de sofrimento. É sério, eu vejo isso o tempo todo.

    Não é que eu não goste desses romances, mas quando lidos em massa... digamos que trazem problemas; principalmente aos jovens que estão com a mente em um processo de modelação.

    Obrigado pela atenção. ^^

    ResponderExcluir
  11. Oii! Também gostei da capa heheh Foi a filha da autora quem montou!!
    Eu também gosto de romances fantásticos heheh
    O livro ainda não foi publicado ainda, está somente em formato e-book :P
    Obrigaada *-*

    ResponderExcluir
  12. Olá Alexandre! Acho que você está certo em partes. Claro, sem dúvida alguma a adolescência é um período conturbado para todos, creio eu, e poder contar com o inesperado para nos salvar de todas as situações parece interessante.

    Em minha adolescência, pela mania dos professores em adotar a obrigatoriedade da leitura em troca de notas, fiquei apavorada quanto aos clássicos brasileiros (os quais já estou pegando para ler), me afastando da vida literária.

    Porém, é neste ponto que creio que literatura fantástica ajuda também: meu despertar para leitura veio com a saga Crepúsculo, a qual gostei demais, e lia em pouco tempo. Estagnei, depois retomei a leitura. Até hoje tal tipo de literatura se faz presente em minha estante.

    Então, embora romances sobrenaturais possam sim dar uma visão, como o nome diz, fantasiosa da realidade, creio que, pelo menos para quem não gosta de ler, é uma das melhores maneiras de se começar – pelo menos para mim foi assim.

    E muito obrigada pelas dicas sobre as características do livro, realmente é algo que faltava nelas mesmo! Adotarei em minhas próximas resenhas!! E obrigada pelo elogio à resenha também!

    ResponderExcluir
  13. Oiii! Eu também gosto de temas assim =D
    Eii, ajá mandei o e-mail :D

    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Eiii Tatha!! Obrigada *-* Fico feliz que tenha gostado!!
    Heheh o livro ainda não foi publicado, só há em formato e-book, mas é legal sim ;)
    Também gosto de séries. O ruim é quando a série não é boa, mas, mesmo assim, precisamos comprar os livros para saber o final heheh

    Heheh também gosto de personagens irônicos e sarcásticos hahah E também acho interessante as referências, pois, nos situam no livro e no tempo em que a história se passa.

    Então, acho que este comportamento poderia ser diferente =/ Não gostei desta parte. :)

    Bjinhoos

    ResponderExcluir
  15. Você também começou a ter gosto pela leitura com a saga Crepúsculo?kk Bom, somos duas,então. Ah, achei esse livro com uma capa muito sedutora(hm.), é um livro pedindo para ser lido.rsrs' Vou provurá-lo e espero que seja realmente bom(:
    ps: amei o blog. bjsss

    ResponderExcluir
  16. Comecei sim *-* Hahah que legal!!
    Heheh achei a capa linda também, adoro esses cenários!
    AA obrigadaa *-*

    Bjs

    ResponderExcluir