Boa noite todo mundo! Inaugurando o blog agorinha :) Inicio com uma resenha (me desculpem se não estiver boa, mas, é a primeira que faço) do Livro A Menina Que Não Sabia Ler, de John Harding.

Nome: A Menina Que Não Sabia Ler
Autor: John Harding
Editora: Leya
Páginas: 288
Ano de Lançamento: 2010
★★★★☆

1891. Nova Inglaterra. Em uma distante e escura mansão, onde nada é o que parece, a pequena Florence é negligenciada pelo seu tutor e tio. Guardada como um brinquedo, a menina passa seus dias perambulando pelos corredores e inventando histórias que conta a si mesma, em uma rotina tediosa e desinteressante. Até que um dia Florence encontra a biblioteca proibida da mansão. E passa a devorar os livros em segredo. Mas existem mistérios naquela casa que jamais deveriam ser revelados. Quem eram seus pais? Por que Florence sonha sempre com uma misteriosa mulher ameaçando Giles, seu irmão caçula? O que esconde a Srta. Taylor? E por que o tio a proibiu de ler? Florence precisa reunir todas as pistas possíveis e encontrar respostas que ajudem a defender seu irmão e preservar sua paixão secreta pelos livros - únicos companheiros e confidentes - antes que alguém descubra quem ousou abrir as portas do mundo literário. Ou será que tudo isso não seria somente delírios de uma jovem com muita imaginação?

O livro tem início esboçando a ideia de sede por leitura, de sede por aprender a ler, para descobrir milhares de aventuras pelas páginas dos livros da recém-descoberta biblioteca no lado frio de Blithe House.
Florence e Giles são meio-irmãos jovens e muito unidos. Porém, a chegada da Srta. Taylor, sua nova preceptora, ameaça abalar esta estabilidade. Com a vinda da Srta. Taylor, Florence volta a ter seus antigos e costumeiros pesadelos, de uma mulher próxima à cama de seu irmão, cantando para ele e dizendo coisas estranhas.
Durante todo o percurso do livro pude sentir os nervos à flor da pele, com toda a tensão que uma boa história de locais mal-assombrados pode causar. No desenrolar da trama muitas dúvidas são deixadas no ar e muitas possibilidades se encontraram em minha imaginação.
Algumas dessas possibilidades, de acordo com minhas suposições, se confirmaram. Outras, porém, desenvolveram-se de maneira completamente inesperada e diferente de tudo o que havia imaginado.
Confesso que, no início, achei o título do livro super condizente com a história, que nos dá a ideia de toda a emoção de uma menina que descobre a magia da leitura. Porém, no decorrer do livro, comecei a não entender o motivo de tal título, afinal, sua vida não está totalmente envolvida com suas aventuras literárias.
Atribuo ao livro nota 4, devido ao misto de sentimentos , porém, não o classifico como 5, pois, pelo menos para mim, o final poderia ter sido melhor.


16 Comentários

  1. Primeiro comentário do blog?
    êÊê!
    Agora vou comentar a resenha.
    Eu já li esse livro, e me envolvi totalmente pela história, mas o final realmente deixou a desejar. Confesso que não me lembro do final porque já faz algum tempo que li, mas sei que não gostei muito naquela época.
    Mas foi um livro que marcou as idas escondida à biblioteca, parte que mais gostei! ^^
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha Patrícia! Eu to em dúvida se boto ou não esse livro na minha lista para leitura. Ele não me despertou tanto interesse, será que vale a pena?
    Bj

    ResponderExcluir
  3. Oii :D É, primeiro comentário =D
    Então, o livro realmente é todo muito bom, com exceção do final.
    Eu também gostava muito das idas à biblioteca ;D

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oii! Muito obrigada pelos parabéns! Olha, para ser sincera, o livro é todo bom, com muito suspense e partes até assustadoras. Só não gostei mesmo do final. :P

    ResponderExcluir
  5. Eu sempre fui curiosa por causa do título diferente desse livro, você resolveu isso para mim...O problema é que agora eu fiquei curiosa para ler tudo! XD

    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Para a sua primeira resenha, você arrasou ein?
    Estou doida para ler esse livro, acho a capa maravilhosa. *-*
    Quanto a sua pergunta, pretendo ser Engenheira de Controle e Automação e você?

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  7. Oiii parabéns pela resenha :)
    Sucesso com o blog :)
    Bruna-Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  8. OI!!!!

    Estou com esse livro em casa, mas ainda não li.

    Parabéns pela resenha, e bem vinda ao mundo dos blogs.

    Beijos

    Cida

    ResponderExcluir
  9. AA que bom, fico feliz então :D
    Hahah o livro em si é muito bom mesmo, só o final que não gostei muito =P

    ResponderExcluir
  10. Oii, aa que bom, fico feliiz com isso *-* obrigada
    é sim, a capa reflete bem os momentos de leitura mesmo ;D
    aaaa que legal!! Eu quero ser Engenheira Química :D
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oiii,. obrigadaaa =D
    Sucesso também!

    ResponderExcluir
  12. Oiii!
    No geral, o livro é legal sim :D
    AAA obrigaadaa!! E seja bem-vinda ao meu blog =D

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Parabéns pelo blog, é muito fofo!
    Eu li esse livro no começo do ano, e também adorei o começo, acreditando que o título se encaixava perfeitamente. Mas o final do livro me decepcionou bastante.
    Parabéns pelo resenha.

    Um beijo,
    Gaby
    http://pitadadecultura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oii Gaby :D
    Obrigadaa!!
    Então né, o livro me deixou assustada e apreensiva, mas o final, realmente, achei que poderia ter sido diferente =/
    E obrigada :D

    Bjs!

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pelo blog, Pati.
    Agora, eu não sei se leio ou não esse livro, hora vejo resenhas boas e hora não, rs
    Beijos
    descobrindolivros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucas, obrigada!
      Hahaahha olha, o livro inteiro é bem legal, só o final que, pelo menos para mim, estragou tudo! :P
      Se ler o livro me dê dua opinião hein!

      Excluir