Olá leitores! Hoje posto a primeira resenha oficial do Metamorfose Literária, "Nunca Diga Adeus", de Doug Magee, cortesia da Editora Arqueiro!

Também aproveito para agradecer a todos que estão me apoiando nesta nova jornada =D

Nome: Nunca Diga Adeus
Autor: Doug Magee
Editora: Arqueiro
Páginas: 240
Ano de Lançamento: 2012
★★★★★

A primeira viagem dos filhos para uma colônia de férias se transforma em pesadelo para quatro casais.

Com apenas 9 anos, Sarah está prestes a viver uma grande aventura: vai viajar sem os pais pela primeira vez na vida. A viagem tinha tudo para ser feliz e inesquecível, mas logo se transforma num terrível pesadelo. Sem o marido para ajudá-la, Lena, mãe de Sarah, confere e assina os documentos autorizando a ida da filha. David saiu de casa cedo dizendo que recebera uma ligação do trabalho. Mais uma desculpa esfarrapada que ela não engoliu. O casamento está em crise, mas ela acredita que os dois vão conseguir se acertar no período em que a menina estiver fora. Já pensando nos momentos a sós com o marido, Lena entra em pânico quando uma segunda van chega para buscar Sarah. Pouco depois, ela descobre que o primeiro motorista não faz parte da equipe do acampamento e que sua filha e outras três crianças foram sequestradas. Após algumas horas, os criminosos enviam um e-mal exigindo 1 milhão de dólares para libertar as vítimas. Mas as condições para a entrega do dinheiro lançam suspeitas sobre alguns dos pais, e os casais começam a se voltar uns contra os outros, expondo seus segredos e relacionamentos já desgastados. Neste suspense de tirar o fôlego, o desespero e a ganância levam algumas pessoas a tomar decisões impensáveis. Mas a fé e a intuição sempre podem superar as dificuldades.

Sarah era uma menina de 9 anos quando o pesadelo tornou-se realidade. Seus pais enfrentavam uma longa crise conjugal e sua mãe, Lena, pensou que, com o afastamento temporário de Sarah, poderia voltar a viver às boas com o marido, David, que andava muito misterioso ultimamente.

É então que J.D. chega a casa deles, na manhã prevista para iniciar o passeio. Apresentando-se como um monitor do Acampamento Arno – devidamente uniformizado e com o carro também identificado – e mostra-se extremamente paciente e compreensivo com a ansiedade da despedida. Porém, alguns minutos mais tarde, a van verdadeira do acampamento aparece e todos percebem que seus filhos foram sequestrados.

A partir deste momento começa a maratona da imprensa em cobrir todos os movimentos das famílias e do caso em si, bem como a onda de desconfianças, medos e incertezas que assombram a vida das quatro famílias. Também passamos a elaborar uma lista de suspeitos, embora os verdadeiros culpados, pelo menos alguns deles, tenham passado um pouco despercebidos por mim.

Vi no Skoob uma descrição muito interessante a respeito dos motivos pelos quais cada um passa a ser considerado suspeito e as características das quatro crianças e, por isso, postarei aqui (na cor roxa e foi retirada deste perfil, com alterações).

De um lado, vemos os pais das crianças, na maioria das vezes pelo olhar de Lena (...). Além de Lena e David, que estão enfrentando uma crise no casamento por causa de mentiras de David – que o torna suspeito, claro – conhecemos as outras famílias.

Phil e Janet são os pais de Linda (...), que reclamam muito da falta de dinheiro e por isso são suspeitos também.

Mike e Po são os pais de Tommy. Mike é empreiteiro e são seus funcionários que encontram rápida e estranhamente a “van do acampamento” abandonada e a peruca que o monitor usava.

Sheila e John Walker são os pais de Franklin (...). Ela é pastora de uma igreja e ele tem um cargo importante do Citibank, o que os tornam também suspeitos.

Do outro lado, vemos as crianças, Linda uma menina insegura e chorona, Tommy um garoto fantasioso e medroso, Franklin é o mais racional e inteligente e Sarah é esperta, independente e tem espírito de liderança.


Gostei muito do estilo narrativo do autor. A maneira com que o livro foi organizado também me cativou: no início os capítulos são bem curtinhos, o que não torna a leitura cansativa e permite a compreensão plena do que ocorre. Porém, à medida que a trama se desenvolve, eles se tornam mais longos e passam a ter divisões, que narram o que ocorre na vida de todas as famílias, por se tratar de um narrador-observador. Embora por uma ou duas vezes eu tenha achado que uma fala tenha ficado fora do lugar, este fato isolado não confere ao livro uma falta de sentido, prejudicando no entendimento.

Ao mesmo tempo em que a situação dos pais e da polícia, em grande parte com a presença do simpático detetive Martin, são narradas, o autor também nos mantém a par de tudo o que acontece com as crianças, que estão nas Montanhas Adirondack.

Na medida em que a narração flui, somos tomados por surpresas, algumas boas, outras nem tanto. Somos confrontados com alguns dos organizadores do sequestro (francamente, é uma surpresa!), mas também com outros fatos lindos e esperançosos!

O nome do livro não tem nada a ver diretamente como sequestro. Trata-se de uma crença da avó de Lena, passada para ela, de que não devemos dar adeus às pessoas que amamos, e Lena se martiriza na dúvida se deu ou não adeus para sua pequena Sarah.

Adorei ler este livro! Dou nota 5 a ele, por sua simplicidade narrativa e por seu contato com a realidade, embora tenha sentido falta da resolução de um problema grave entre casais.

Até mais gente!

Doug Magee é fotojornalista, roteirista, produtor cinematográfico e diretor. Já escreveu livros infantis e de não ficção. Nunca diga adeus é seu primeiro suspense.


28 Comentários

  1. Eu ja tinha pensado em solicita-lo para a arqueiro mais fique com um pouco de receio rs :/ mais enfim vou arriscar a leitura né rs ^^
    a resenha fico ótima viu, como sempre tu arrasa, adoro (:
    http://garotoonerd.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei David!!
      Ah não precisa ficar com receio não, pode pedir sem medo :D!!
      Muito obrigadaa *-*

      Excluir
  2. Se fosse pra julgar pela capa e pela sinopse, juro que não teria o menor interesse em ler esse livro, mas sua resenha, que ficou ótima e muito bem escrita, me deixou curiosa, mesmo que esse não seja o estilo de leitura que mais gosto.

    Vou colocar na lista de desejados no Skoob!

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh muito obrigada Flávia, de verdade *-*
      Fico feliz que minha resenha tenha feito você querer ler o livro :D

      Excluir
  3. Oi, Pati!

    Pelo que eu li da sinopse e da sua resenha, "Nunca Diga Adeus" é o estilo do livro que vc começa a ler e não consegue largar antes do fim.

    Adorei a sua resenha, parabéns!

    Beijos!
    ;**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lud!
      É sim, é um livro com linguagem simples e direta, dá para ler rapidinho (embora eu tenha demorado mais do que esperava, devido à certa escassez de tempo heheh)

      Obrigada =D

      Excluir
  4. Hm... me parece um bom livro flor! Vou ver se encontro ele,o assunto é meio parecido com o livro q estou lendo agr rsrs

    http://www.meianoitebr.com/

    ResponderExcluir
  5. Eu estou com muita vontade de ler esse livro. Mais de uma pessoa já me falou que ele é maravilhosos, daqueles que você começa a ler e não larga mais. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luara!
      É sim, ele é bem destes livros mesmo! É uma leitura super simples e rápida (embora eu não tenha lido tão rápido assim heheh estudando um pouquinho :P)

      Excluir
  6. Tantas opiniões sobre esse livro... quero muito lê-lo. Acho que vou arriscar! u.u

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sergio!
      São sim, muitas mesmo heheh
      Arrisca uma leitura dele sim! E depois me conta sua opinião!

      Excluir
  7. Olá Patricia.
    Ótima resenha. O livro parece ser realmente bom.
    Estou super curiosa para lê-lo.

    Super fofo seu blog *-*

    Beijos
    =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Najla (que nome bonito *-*)!
      Muito obrigada :D
      O livro é bom sim :D

      Obrigadaa *-*
      Volte sempre :D!!

      Excluir
  8. Que bacana, me interessei! Nunca tinha ouvido falar desse livro e gosto de um suspense xD

    Beijos =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Que bom! Digamos que é um suspense não assustador, mas é bem legal ;D

      Excluir
  9. O enredo parece ser bem interessante e digamos que achei um livro bem adulto, vou comprar, me interessei bastante com a sua resenha. :3

    ResponderExcluir
  10. Então quer dizer que todo mundo resolveu resenhar esse livro e me deixar morrendo de vontade de ler, né? shahuush Estou super curiosa, e adoro esse estilo de livro! Gostei da resenha ;)

    beijos, Bi
    http://behindenemyline8.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bianca!
      Hahahahahah isso é muito triste mesmo! xD
      Eu gostei do estilo dele!
      Muito obrigada =D

      Excluir
  11. Pelo enredo parece ser muito bom. Recentemente li um livro sobre sequestro e gostei bastante, por isso achei esse bem interessante. Parabéns pela resenha.
    Obrigada pela visita no blog.

    Beijos, Izabela :)

    Caderno de Resenhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Iza!
      É bem legal sim :D
      Ah é? Qual você leu?
      Obrigada =D

      Excluir
  12. Olá Patricia, tudo bem? Seu novo blog ficou lindo, parabens! E, nossa, que resenha! Eu curto livros assim, que nos levam a ficar imaginando quem é o verdadeiro culpado pelos acontecimentos! Não conhecia o livro e agora já vai entrar em minha lista de leitura ^^
    Ah, já estou seguindo o blog e vou mudar o banner lá no blog, ok?
    Beijos, bom final de semana =*

    @morenalilica
    Doce Insensatez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Lilian! Tudo bem comigo e com você?
      Obrigada :D
      Eu também gostei muito! É bem interessante se envolver na leitura querendo desvendar todos os mistérios ;)
      Ahh que bom =D
      Obrigada ;D
      Bom final de semana para você também!

      Excluir
  13. Só de ler a sinopse eu senti um desespero.. daqueles que você prende a respiração e começa a ler muito rápido hahaha Adorei e quero muuitooo ler ele agora! Parabéns! beijos e boas leituras!

    2 Book Girls

    http://2bookgirls.blogspot.com.br/

    http://www.facebook.com/2BookGirls

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline!
      Hahahaha num é? O livro é bem legal sim! Pena que não pude lê-lo tão rápido como gostaria :D
      Lê sim, é bem legal =D
      Obrigada!!
      Boas leituras para você também =D

      Excluir
  14. Curtii demais, louquiiiissima pra ler esse livro logo!
    Gostei da resenha. =)
    E adoro quebrar os romances com esses livros intrigantes, que me fazer viajar.
    Parabéns pelo blog ele está lindo..
    Beijos Débora
    www.2bookgirls.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/2BookGirls

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Débora!
      Ahh que bom! Fico feliz que minha resenha tenha te dado vontade de ler o livro :D
      Embora eu prefira romances, também gosto de variar um pouco.
      Obrigada :D

      Excluir