Olá leitores!! Hoje posto a resenha do livro Algoritmos Sagrados - Almas Seladas, recebido como cortesia do autor Marcelo Lacerda Pontes :) .

Nome: Algoritmos Sagrados - Almas Seladas
Autor: M. L. Pontes
Editora: Modo Editora
Páginas: 225
Ano de Lançamento: 2012
★★★☆☆

No ano de 1992, no dia 29 de fevereiro, duas crianças predestinadas nascem: Layla e Victor. Layla passa por todo tipo de sofrimento, pessoas queridas morrem em acidentes bizarros e, a cada morte, uma nova cicatriz aparece em seu corpo. Victor, ao contrário, tem uma vida perfeita, um garoto que nasceu incapaz de sofrer. Victor e Layla se encontram e se apaixonam, um amor sem limites. O romance tinha um destino certo, a felicidade, mas eles não sabiam que eram peças de um complexo jogo entre o bem e o mal chamado Algoritmos Sagrados.

O livro possui um enredo complexo, misturando acontecimentos que, por fim, se conectam a um só propósito. Inicia com a narração do nascimento de Layla e Victor, já nos antecipando o estilo de vida de cada um deles. Depois somos iniciados em um estudo de paleontologia, no qual alguns códices de grande valor para a humanidade estão envolvidos. Também há mistérios envolvendo anos bissextos e lançamentos de foguetes.

Depois disto conhecemos Layla e sua vida – seus medos, sua personalidade e sua pouca sorte. Eu disse pouca? Bem, não seria esta a melhor definição para Layla Aina, cujo nome já traz um significado pesado. Tudo ao redor de Layla parece desmoronar, e quando eu digo isso quero dizer da maneira mais crua possível. Não é um azar do tipo de escorregar em uma casca de banana e, quando levantar, dar de cara no poste. Tal tipo de má sorte está mais para um incêndio em seu aniversário, causada por uma vela, que matou sua tia, primos e alguns amigos.

Ao contrário de Layla, Victor tem tudo e todos aos seus pés, e é narrado como o menino mais sortudo do mundo – do tipo que chuta todas as questões no vestibular de Medicina em uma federal e passa em primeiro lugar (por favor, não façam isto, tá bom? =) )

Em uma viagem escolar, Victor e Layla se conhecem e se apaixonam. O autor, ao narrar um cotidiano puramente brasileiro, nos traz um cenário aconchegante em meio às matas e ao clima ameno de Campos do Jordão. Também demonstra certa sensibilidade ao retomar a vida sofrida de Layla. O livro possui ainda muitos toques de humor, principalmente quando Carol, nova melhor amiga de Layla, está envolvida nos fatos.

Um ponto negativo quanto à história é o romance que demora em acontecer – para mim isto é negativo, pois sou fã de romances, mas não interfere na trama –, e o início que, a princípio, não demonstrava relação alguma com história – impressão que depois foi desfeita.

Quanto às características físicas do livro, para compensar a certa falta de margem inferior na distribuição das linhas, em cada início de capítulo há uma frase que tem haver com ele, e a capa que é linda! Algo que me impressionou e surpreendeu foi que, ao terminar a narrativa da vida de Layla há uma imagem dela, em preto e branco, ocupando uma página inteira – bem como no final do livro! Achei bem legal!

O final é daqueles que fazem um gancho para o próximo livro (que, ao que vi, serão três). Achei muito instigante o final, e estou curiosa para ler o próximo! Nota 3 =)

Marcelo Lacerda Pontesnasceu em São Paulo Capital. Influenciado pela cultura literária dos RPGs (Role-playing game) no início dos anos 90, começou a escrever seus primeiros contos e, no ano de 1997, já possuía sua primeira obra publicada, sendo um dos percursores deste gênero no mercado brasileiro. Após passar por dificuldades financeiras, um quadro triste vivido pelos artistas brasileiros, decidiu largar sua paixão pelas artes e se dedicar ao curso de Nutrição, onde se formou pela Universidade de Taubaté. Entretanto, seu hobby pela arte nunca foi esquecido e, sendo um leitor dedicado à pesquisa de grandes obras de simbologia e profecia, durante seus estudos entre as aulas mestradas no campus, decidiu escrever umas das mais intrigantes sagas que, em sua linguagem simples, vem se inovando na literatura, conquistando seus leitores e apresentando uma nova linha de livros para jovens. (Fonte 1 - Fonte 2)


8 Comentários

  1. O livro do Marcelo é surprendente mesmo parabéns pela resenha, você parece ter gostado muito.

    ResponderExcluir
  2. Achei interessante essa parte do mistério, ano bissexto e essas características meio surreais que envolvem os protagonistas. Outro detalhe que achei particularmente legal foi a excursão ser em Campos do Jordão, que é uma cidade bem charmosinha.

    bjs
    livrolab.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi *-*
    Muito interessante a proposta do livro, fiquei bem curiosa mesmo, procurar saber mais dele :)

    Beijos,
    Marinah | Blog Marinah Gattuso - @blogmarinah_g - INSTA: marinahgattuso

    ResponderExcluir
  4. Ainda não conhecia esse livro, mas gostei bastante da resenha. Acho que o fato do romance demorar para acontecer também me irritaria um pouquinho, mas é bom saber que no final "tudo dá certo", rs
    Gosto de livros cujas tramas se unem no final! Um mistério a ser desvendado... rs
    Gostei da sua resenha! ^^

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  5. Paty, fazia tempo que não vinha aqui, já estava com saudades, a gente nunca mais se falou! :(
    Tem novidades? Eu tenho uma muito legal: EU TÔ DE FÁRIAS!!!Tem coisa melhor que isso? ;)

    Beijokas
    Blog da Mylloka

    ResponderExcluir
  6. Navegando perdida por este vasto universo virtual, achei este blog que é um mimo, e sem vacilar estou seguindo.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Patiii >.<

    Achei a premissa bem interessante, apesar de eu não conseguir ver um autor nacional conseguindo escrever uma boa fantasia. Infelizmente, alguns me decepcionaram. Mas fiquei aqui imaginando como deve ser a pessoa mais sortuda do mundo... Eu queria. Acho que estou mais para Layla que é um belíssimo nome, porém já me assustei e olhe que nem procurei o significado ainda. auahau

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Miiih! Eu tenho me surpreendido com os autores nacionais nesse quesito Fantasia! Um que adoro é Angellore *-* paoskso desse jeito kkk

      Beijoos

      Excluir