Olá leitores!! Hoje posto a resenha do livro A Última Dama do Fogo, de Marcelo Paschoalin, cortesia da Editora MODO :) .

Nome: A Última Dama do Fogo
Autor: Marcelo Paschoalin
Editora: Modo
Páginas: 480
Ano de Lançamento: 2012
★★★★★

O caminho iniciático é trilhado por todos nós. Trilhá-lo é mais importante que chegar ao seu fim. Após uma tempestade, Deora, náufraga, é encontrada sem memória. Sua vida, ou o que resta dela, é então transformada quando ela se entrega a uma jornada mística que a mudará para sempre.
Forjada pela chama, é iniciada nos mistérios que permitirão a ela compreender e manipular a essência do fogo e a mais pura forma de magia – aquela que somente é dominada por quem se permite renascer das cinzas.
Os passos de Deora, então, tornam-se os nossos, refletindo nossa busca – decidir recuar ou escolher continuar em frente, mesmo sem ter consciência de que estamos diante de um caminho iniciático, é o que faz de nós o que somos dia após dia.
Deora segue adiante, apesar dos desafios e obstáculos, permitindo-se ser como a chama que é regra e guia de sua jornada. E, ao acompanharmos sua história, corremos o risco de termos nosso coração tomado pela emoção, nossa vida transformada e, até mesmo, nossa própria trilha mística desvelada. Entregar-se a essa jornada é receber também as bênçãos da chama que ilumina o caminho da última Dama do Fogo.

Neste livro, narrado em terceira pessoa, conhecemos Deora, uma náufraga que não se lembra de nada sua vida até o momento em que é encontrada na praia por Brion, humilde pescador que a leva para sua casa. À noite Deora sonha com uma mulher e um caminho a ser seguido. Confiante em sua escolha, vai de encontro à Mirhaanna, que representará o papel de mãe e protetora em sua vida.

Através de Mirhaanna, Deora é iniciada na Ordem Vermelha, união de pessoas que dominam a magia e vivem como “irmãos na chama” – pois dominam a arte do caminho da chama, ou seja, o ato de acender o fogo interno e lutar usando-o como arma.

Ao longo de sua jornada como acólita e sua ascensão na Ordem, Deora enfrenta os homens cruéis da prisão de Ram’ul; um monstro que importunava a vida dos habitantes de Jollern, uma das cidades nos arredores de Vlyn – onde situa-se Piros, sede da Ordem Vermelha –; o mago das trevas Fermmoylle e seu dragão sombrio e monstros de lava. Mas nem só de combate físico é feita a vida de Deora. Ela teve que travar muitas batalhas a fim de descobrir – e redescobrir – quem era.

No meio do livro, onde há início o segundo tomo da trama, tomei um susto e comecei a pensar que, se não fosse a numeração de páginas estar correta, eu pensaria que havia faltado algumas. Porém, à medida que a narrativa continua fui entendendo o porquê da reviravolta e me impressionando com o talento do autor em prender a atenção do leitor, bem como surpreender.

A Última Dama do Fogo possui um cenário muito forte, daqueles que ficam impressos em nossas mentes, mesmo depois de lida a última página.

Entre as personagens de maior destaque, além das já citadas, estão Ivoreen, iniciada na Ordem Vermelha por Deora, que tornou-se sua orientadora; Hanvor, Grande Mestre da Ordem Vermelha; Craig e Sophie, mestres da Ordem Vermelha; Tehn e Milenna, precursores; Grenjor, acólito; e Shasa e Tara, habitantes de Jollern. Um dos meus preferidos é Grenjor que, apesar de ser, na maior parte do livro, um coadjuvante, tem papel fundamental em partes da história.

Por fim, dou nota 5 ao livro, tornando-se um dos meus favoritos.

Por hoje é isto pessoal! ;)


Livro recebido como cortesia da Editora MODO(Site)


Marcelo Paschoalin é o autor literatura fantástica e livros de RPG. Nascido em Santo André-SP, é casado e formado em Psicologia. Costuma dizer que sua profissão é ser escritor, tendo como hobby o trabalho diário. Não tem nenhum animal em casa, mas gostaria muito de ter um cão ou gato - porém entende que um apartamento pequeno não é lugar para uma criatura que nasceu para ser livre. Falando em ser livre, prefere o campo à praia e se orgulha de ter escrito boa parte de seus livros usando um smartphone (deixando a tarefa de diagramação para o final em seu desktop). Quando você o vir, provavelmente ele estará digitando algo em meio à vida cotidiana.(Fonte)


12 Comentários

  1. ah menina adorei a resenha, eu tenho esse livro mas ainda nao pude ler ele, gnahei umas semanas em uma promo sabe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada =D
      Ahh leia sim!!
      A Última Dama do Fogo é suuper legal!!

      Excluir
  2. Tô entrando numa onda de leituras nacionais e vou procurar esse livro! Adorei conhecê-lo e parece ser bem legal; Tenho uma quedinha por tudo que envolva, que maneje, e se refira a fogo!!

    Beijos
    www.tempestade-de-estrelas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bianca!!
      Procure sim, é muito bom!!
      É mesmo? Eu já gosto de histórias que envolvam magia e afins heheh

      Excluir
  3. Legal a resenha, não conhecia a obra, a leitura flui ou é cansativa?

    http://tediosoc.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!!
      Olha, a leitura, no começo, foi um pouco lenta, até porque o autor usa de uma linguagem um pouco rebuscada - mas nada comparado aos clássicos que somos obrigados a ler na escola hahah
      Mas depois a gente se envolve com a história e a leitura flui muito bem!!
      A Última Dama do Fogo é um livro muito bom!

      Excluir
  4. Que demais essa sinopse! Gostei ainda mais da sua resenha, que deixou a história do livro mais clara, e me fez ficar curiosa. Parece que o autor criou todo um mundo novo, e eu gosto disso - faz a gente sair, quase que literalmente, do mundo real, hehehe. Adoro quando eu olho o número das páginas e vejo que, sem que eu perceba, já passou um monte! :D
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Gabi!
      Muiito obrigada =D
      A Última Dama do Fogo é muiito bom mesmo! Criou outro mundo mesmo, incrível!!
      Heehehh eu também! Li várias páginas, sem perceber!!

      Excluir
  5. Parece ser interessante. Só não gostei que a capa é em forma de desenho, acho que se fosse uma pessoa mesmo como modelo seria mais bonito (dependendo da pessoa, né? rsrs)

    Beijokas :*
    Blog da Mylloka

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Mylla!
      É bem interessante sim!!
      HAHAHAHHAHA aah eu gostei da capa ;D Mas, quem sabe? ;D

      Excluir
  6. Parabéns pela ótima resenha, adorei conhecer mais um autor nacional e sua obra!!!!!

    ResponderExcluir