Boa noite leitores, tudo bem com vocês? Aqui na minha cidade está um friozinho beem gostoso - para variar do exaustivo calor rotineiro! Hoje posto a resenha do livro A Garota do Outro Lado da Rua, de Lycia Barros!! Espero que gostem ;)
Nome: A Garota do Outro Lado da Rua
Autor: Lycia Barros
Editora: Novo Século
Páginas: 115
Ano de Lançamento: 2012
Enzo é um menino intelectual e aplicado nos estudos que não se importa em ser ridicularizado pela maioria dos colegas de turma. Ao lado de seu amigo Leandro, entra e sai do colégio com uma vida monótona e sem grandes emoções. Entretanto, há alguém que sempre balança a serenidade de Enzo: Rafaela, sua vizinha de frente, por quem Enzo é apaixonado desde a infância e é sua colega de turma. Porém, linda e popular entre os estudantes, Rafaela não se dá conta da sua existência até que um dia, em uma excursão do colégio, ambos se perdem juntos na mata. Rafaela e Enzo começarão a se conhecer melhor e perceberão o quanto estavam enganados a respeito um do outro. Mas será que esse conhecimento resultará em uma grande amizade? Será que o amor de Enzo sobreviverá além das aparências? Afinal, quem é verdadeiramente a garota do outro lado da rua?
O livro nos remete àquela paixão que algumas pessoas nutrem por alguém desde a infância – aquela que faz com que a pessoa fique suspirando com a idealização da pessoa perfeita. O protagonista é Enzo, magro, moreno, alto e usa óculos (de acordo com Rafaela, "só faltava o olho azul para ser o Harry Potter"), que sempre foi apaixonado por Rafaela – desde que a viu pela primeira vez, através da janela de seu quarto, andando de bicicleta com seu pai na rua onde ambos moram. Baixa e loura, Rafaela é mimada, egocêntrica e super preocupada com a opinião alheia.
Entre as personagens que mais aparecem estão os melhores amigos de Enzo, Leandro (viciado em M&Ms) e Alana, muito inteligente e com um segredo que nos é revelado ao final do livro (ok, eu havia suspeitado desde o início de suas atitudes – com um pouco de sensibilidade dá para notar *-*), além de Eva, professora de Biologia.
Em meio a um passeio ecológico por uma reserva ambiental na Tijuca, os alunos são surpreendidos por três assaltantes. Quando há tiros Enzo, que estava perto de Rafaela, a segura pelo braço e foge com ela para a mata, visando mantê-la segura. Lá eles passam a se conhecer melhor – Rafaela enxergando nele um menino inteligente e importante para ela (embora ainda deseje que ele se torne atraente – se importando muito com a opinião de suas amigas), e Enzo percebendo que sua "deusa" não era tão perfeita assim.
No decorrer da história a autora nos faz perceber a importância do estudo, uma vez que é Enzo quem mantém os dois vivos, devido a seu grande conhecimento de regras básicas de sobrevivência, muitas destas aprendidas no Discovery Channel, e o poder da cooperação e companheirismo, principalmente em situações adversas. Ressalto que o estudo que menciono não se restringe ao convencional aprendido nas escolas, mas também ao conhecimento obtido de filmes, documentários, livros, enfim, através de vivências de maneira geral.
O final é um pouco surpreendente e, ao mesmo tempo, fofinho *-* – e eu fiquei triste pelo livro ser tão curtinho :'( Dou nota 5 a ele, tornando-se um dos meus favoritos, pela simplicidade e sensibilidade com o qual é narrado, sem uma visão idealizada da realidade, apenas abordando de maneira sincera o que realmente ocorre em uma mente adolescente.
Nascida em 8 de junho de 1976, Lycia Barros se afirma como uma das grandes apostas para a literatura nacional. Atualmente, a autora mora com o marido e os filhos em sua cidade natal, Rio de Janeiro. Lycia cursou Letras na UFRJ e levou o amor aos livros para sua profissão. Seu primeiro romance foi o livro "A Bandeja, qual pecado te seduz?", lançado em outubro de 2010, que em 2013 ganhou o prêmio de melhor romance do ano no prêmio literário CODEX DE OURO. O mesmo livro também foi finalista do prêmio Areté de literatura 2011, promovido pela Asec, e está sendo adaptado para o cinema. O livro também já foi lançado em Portugal e na África. Hoje, já com 11 livros publicados por grandes casas editoriais como Novo Século, Autêntica, Seleções e Arqueiro, além de atuar como escritora, Lycia Barros também dá palestras por todo Brasil e ministra cursos de escrita para novos autores do mundo todo.(Fonte)
Oi Patrícia!
ResponderExcluirParece ser um daqueles livros que vc lê em uma tarde. Bem legal sua resenha, as vezes precisamos ler livros assim para relaxar ^^
Bjos
http://www.kelenvasconcelos.com.br/
Olá Kelen!!
ExcluirSim, exatamente! É uma leitura extremamente fluida e gostosa!!
Realmente, livros assim são uma ótima pedida pra momentos de relaxamento (e com aquele gostinho de romance *-*)
Beijos!
Olá! Adorei a resenha! Este é um livro que me despertou bastante curiosidade, ainda mais que é romântico haha. Fiquei apaixonada por este livro!!!
ResponderExcluirGostaria de dizer que com certeza aceito ser sua parceira! Vejo que seu blog é encantador! <3 Poderia me mandar o banner por e-mail?
Super Beijos!
Paula Nunes
Oii Paula *-* Muito obrigada :D É uma delícia de livro, com certeza, e vale muito a pena ser lido <3
ExcluirAhh que ótimoo!! Muito obrigada *----*
Beeijos!
Olá.
ResponderExcluirTenho uma amiga que é fã da Lycia e até então eu não sabia porque. Após ler sua resenha eu entendi: ela parece incrível! Ainda não li nada da escritora, mas talvez esse livro entre na minha listinha de desejados.
Beijos. | * Blog PS Amo Leitura *
Eu nunca havia lido nada da Lycia, embora sempre tenha ouvido falar super bem dela *-* Depois que li eu também entendi o motivo <3 Este é um livro bem gostoso e rápido de ser lido, super recomendo *-*
ExcluirBeijos!