Olá leitores!! Hoje posto a resenha do livro O Guarani, de José de Alencar, cortesia da Editora Martin Claret :) (infelizmente demorei na leitura mais do que o previsto, devido a complicações pessoais mesmo).

Espero que gostem da história, pois, no próximo post, ainda neste final de semana, haverá sorteio de um exemplar para vocês ;) (e, além de O Guarani, haverá sorteio de outro livro, pois, este sorteio será feito em parceria com minha amiga blogueira Idelmária).


Nome: O Guarani
Autor: José de Alencar
Editora: Martin Claret
Páginas: 379
Ano de Lançamento: 2012
★★★★★

José de Alencar, um dos grandes patriarcas da literatura brasileira, pelo volume e mensagem de sua obra, deu à ficção produzida no século XIX, um tratamento monumental. Escritor romântico, enfocou os mais importantes aspectos da nossa realidade: o índio e o branco; a cidade e o campo; o sertão e o litoral. A presente obra, que lhe granjeou popularidade ao ser lançado em folhetim, era lido avidamente, até nas ruas, à luz dos lampiões. O romance conta a história de amor entre o índio Peri e a moça branca Ceci, tendo como cenário o Brasil do século XVII.

“A narrativa inicia seus momentos épicos logo após o incidente em que Diogo, filho de D. Antônio, inadvertidamente, mata uma indiazinha aimoré, durante uma caçada. Indignados, os aimorés procuram vingança: surpreendidos por Peri, enquanto espreitavam o banho de Ceci, para logo após assassiná-la, dois aimorés caem transpassados por certeiras flechas; o fato é relatado à tribo aimoré por uma índia que conseguira ver o ocorrido.” (Fonte - este blog possui ótimo conteúdo acerca da obra O Guarani, porém, não leiam o primeiro post, pois há o relato de toda a trama da obra).


O Guarani, bem como todos os clássicos que já li (que foram poucos, devo admitir) e aqueles dos quais ouço falar e leio resenhas, possui linguagem rebuscada, por vezes de difícil compreensão sem a ajuda de um dicionário. Este é o único ponto negativo que posso dizer deste livro. José de Alencar conquistou minha atenção desde que li, este ano, Cinco Minutos e A Viuvinha (Resenha), dos quais gostei bastante.

Como romancista que só, Alencar nos traz o cenário do rio Paquequer, onde se passa a história de devoção (conturbada e perigosa, por sinal) do índio da tribo goitacá Peri com a moça Cecília. À beira do Paquequer vive o nobre fidalgo D. Antônio de Mariz com sua esposa D. Lauriana, seus filhos D. Diogo e Cecília e sua sobrinha Isabel. Em suas terras também viviam os aventureiros a serviço de D. Antônio, que incluem Álvaro, Aires Gomes e o misterioso Loredano.

Devido à enorme gratidão pelo índio Peri ter salvado sua filha Cecília (a que o índio depois apelida de Ceci), D. Antônio o leva a morar em suas terras. Peri sempre demonstra incomparável devoção à sua senhora, fazendo todas as suas vontades e atendendo a todos os seus caprichos. Cecília, com o passar do tempo, adquire carinho fraternal por Peri, o que pode ser comprovado pela grande preocupação e aflição com que lida com cada aventura (ou “missão suicida”) de Peri.

O Guarani, juntamente com Iracema e Ubirajara, é um clássico da literatura romântica indianista brasileira. As características românticas de maior percepção são, claro, a cultura nacionalista e indianista – a obra por si só já explica o termo “indianista”, descrito como o “bom selvagem” – da parte de Peri, não da parte dos aimorés :) – e a idealização – a personagem de Cecília é a idealização da pureza e castidade e desperta o imaginário emotivo de Álvaro e Loredano; na página 69 há um resumo que exprime com perfeição cada tipo de atração que Cecília desperta: “Loredano desejava; Álvaro amava; Peri adorava.”

Gostei do instinto devoto e simples da figura de Peri, com seu espírito determinado em realizar todas as tarefas que lhe são designadas e, também, por ser capaz de ser o protagonista de um plano tão engenhosa e bravamente traçado por ele (não posso contar mais sem revelar partes essenciais da trama).

Contudo, minha personagem preferida foi Isabel. Descrita como uma menina apaixonada, simples, companheira e até um pouco impulsiva, é capaz de sacrifícios em nome de seu amor por um personagem muito presente na narração (não quero dar spoilers, mas sua história é realmente emocionante!).

O livro é repleto de suspense, tragédia, romance, aventura, planos, fugas, batalhas, enfim, é um enredo completo, tanto é que se tornou minissérie no Brasil em 1991, com Angélica no papel de Cecília e Leonardo Brício como Peri.


Quero fazer uma observação acerca da capa do livro: além de lindíssima, é de ótima qualidade, pois, fiquei um bom tempo lendo-o, carregando para todos os lugares em minha bolsa, e ele se manteve praticamente intacto! =)

Por hoje é isto pessoal! Aguardem o próximo post ;)


Livro recebido como cortesia da Editora Martin Claret (Site)


José Martiniano de Alencar nasceu em 1829, em Mecejana, Ceará. Cursou Direito na Faculdade do Largo São Francisco, em São Paulo, com passagens pela Faculdade de Olinda, Pernambuco. Começou no jornalismo em 1854 e, dois anos depois, estreava na ficção com o romance Cinco Minutos. Em 1857 lança em livro sua obra mais importante, O Guarani, anteriormente publicado em folhetim. Iracema, um clássico da prosa indianista, foi publicado em 1865, e seus últimos romances, Senhora e O Sertanejo, dez anos depois. Morreu no Rio de Janeiro, em 1877, já considerado um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos. (Fonte)


26 Comentários

  1. Acho que já li esse livro. A escrita dele é até boa ,mas não gosto muito de clássico. Gostei da sua resenha
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ili! Heheheh também ainda não sou fã de clássicos, mas este é bem legal :D
      Obrigada =D

      Excluir
  2. eu ja li esse livro, porem nao gostei nenhum pouco

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Me sinto tão em falta com esse livro, acho que deveria ter lido ele no segundo grau e até agora nada rsrsrsrsr
    Vou ver se pego ele na biblioteca =D
    Prazer em conhece-la, bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Hehhehe pode ter certeza de que você não é a única a se sentir em falta com alguns livros :D
      Leia sim, é bem legal D=D
      Obrigada, igualmente!!

      Excluir
  4. Sua resenha tá ótima e muito bem escrita, Paty. Só que eu não tenho a menor paciência com literatura clássica, ainda mais brasileira, por mais legal que a história seja. Quando li O Seminarista quase morri. Achei a história interessante, mas a forma como foi escrita não me agradou.
    Não tenho a menor paciência pra ler um livro desse tamanho com linguagem dificil e acabo evitando mesmo. Não li quando estudava e não tenho a menor intenção de ler. rsrsrs

    Bjokas

    Flavia - www.livrosechocolate.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flavitcha ;)
      Obrigada *-*
      Hahahahahah eu também já fui assim, mas, agora, estou tentando dar vez à nossa literatura também. Heheh
      Realmente, a escrita de antigamente difere muito da nossa, e isto é o mais complicado ao ler um clássico =/

      Hahahhahah eu também não li enquanto estudava, mas, agora, estou tentando recuperar o tempo perdido :P

      Excluir
  5. realmente um dos autores nacionais que mais vejo falar. Tanto pela sua escrita que em si é bem cativante e também pelo seu enredo maravilhoso. Bom, pelo menos foi isso que eu ouvi dizer.

    Achei a capa bem fofinha mais creio que a editora poderia ter caprichado mais não é mesmo?

    Depois desta resenha, eu só poderia querer este livro mesmo né? e quero. Quando soltar a promoção me avise que eu venho correndo para cá. Oca?

    Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim, é um dos mais "simples" de se ler também, pelo pouco que conheço. Sim, também concordo com esta visão!

      Ahh eu adorei a capa, fiquei boquiaberta quando recebi o catálogo *-* Adoro as capas da Martin!

      Hahahahah tudo bem, aviso sim! Ocá :)

      Excluir
  6. Os livros da Martin Claret tem uma qualidade excelente! Já sou parceira da editora há algum tempo e estou muito satisfeita ^^
    Li "O Guarani" quando estava no colégio, há tempos atrás, rs, masme lembro deter gostado. Aliás, adoro clássicos nacionais!
    Tenha um ótimo final de semana, beijos =*

    @morenalilca
    Doce Insensatez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lilian! Tem mesmo menina, que incrível!! Também estou muito satisfeita com a parceria :D
      Ah que bom! Estou lendo aos poucos para recuperar o tempo perdido que não li os clássicos nacionais :D
      Obrigada, tenha um ótimo final de semana também =D

      Excluir
  7. Oi Patricia, tudo bem?
    Eu adoro ler clássicos brasileiros, mas ainda não conferi este, infelizmente. Apesar de que sou mais fã do Machado, hehe. E meu professor de língua portuguesa e literatura nos mostrou um trecho deste livro e não me agradou muito o estilo de escrita do autor. Mesmo assim quero conferir!
    Beijos.
    http://alanahomrich.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alana, tudo bem e com você?
      Jura? Nossa, que bacana! Eu quero ler muitos também, apesar de não ser totalmente fã, ainda!
      Heheh confira sim :D

      Excluir
  8. Eu preciso desse clássico da literatura brasileira.

    Nome de Seguidor: Fellipe Freire

    ResponderExcluir
  9. É um clássico e essa capa está linda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria!
      É sim, esta capa está lindíssima ;D
      Gostei muito também =)

      Excluir
  10. Acho que minha professora irá escolher esse livro na próxima etapa para a prova de literatura. Ela gosta de passar clássicos para lermos! Até que o livro parece ser bom. E o José de alencar aparenta ser um bom escritor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh que bacana!
      Minhas professoras também gostavam muito de fazer isso heheh
      José de Alencar é um ótimo escritor, seus livros, pelo menos os que li, são muito bons!! :D

      Excluir
  11. O único clássico que li foi "Cinco Minutos", e já faz uns 13 anos. Foi na época do Ensino Médio, e confesso que li com raiva, pois fui obrigado a lê-lo. Mas gostei um pouco da história. Depois dessa situação traumática, nunca mais li nenhum clássico. Conheço a história de alguns, mas foi pela questão de estudar pro vestibular. Acho que já está na hora de dar mais uma chance a eles.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não li muitos clássicos não, mas estou tentando mudar isso heheh
      Meu ensino médio também era cheio de obrigação de leitura, por isso peguei certo trauma da literatura nacional!
      É isso aí :D

      Excluir
  12. Esse foi o primeiro livro que li do José de Alencar, simplesmente lindo e apaixonante, uma história maravilhosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom que também gostou! =D
      Achei a história muito completa mesmo, muito bom!!

      Excluir
  13. nem tudo o que tu pensa é o que tu pensa =/

    ResponderExcluir
  14. Nіce post. I leaгn somеthing totаllу new anԁ challenging on blogs I stumbleupon evеry
    day. It will always be hеlpful to read through articles fгοm other
    authoгs and use а little something frοm other sites.


    Look into my homepagе :: wedding photographer rates

    ResponderExcluir