Boa noite queridos, tudo bem com vocês? Hoje posto a resenha de "A Iniciação", primeiro livro da série "Círculo Secreto", de L. J. Smith. Espero que gostem ;)

Título: A Iniciação
Série/Volume Círculo Secreto, vol. 1
Autora: L. J. Smith
Editora: Galera Record
Páginas: 255
Ano de Lançamento: 2011

Compre aqui: Saraiva Submarino Americanas Estante Virtual

A Iniciação é o livro que deu origem à série de TV Secret Circle! A história começa quando Cassie se muda da Califórnia para New Salem, depois de passar as férias em Cape Cod, e começa a se sentir estranhamente atraída pelo grupo de jovens que domina sua nova escola. Cassie logo é iniciada no Círculo Secreto, uma irmandade de bruxas que controla a cidade há séculos, numa aventura ao mesmo tempo fascinante e mortal. Ao se apaixonar pelo sombrio Adam, será preciso escolher entre resistir à tentação ou lutar contra forças obscuras para conseguir o que deseja - mesmo que um simples passo em falso possa significar a sua destruição.

Primeiro volume da trilogia Círculo Secreto, de L.J. Smith, a criadora do fenômeno mundial e best seller do New York Times, Diários do vampiro que deu origem à série de TV da Warner Vampire Diaries.

“Círculo Secreto – A Iniciação” traz a história de Cassie, uma adolescente do segundo ano do ensino médio que vai passar as férias em Cape Cod, cidade afastada de sua tão querida Califórnia (e da qual ela conta os dias para partir). Entretanto, faltando apenas uma semana para voltar à sua vida habitual, sua mãe diz que a avó de Cassie está muito doente e que elas irão se mudar para a casa desta, numa cidade situada em uma ilha que fica há muitos e muitos quilômetros mais longe da Califórnia: New Salem.

É em New Salem que a história se desenvolve, repleta de dramas do mundo adolescente: a dificuldade de chegar em uma nova escola e de fazer novos amigos, uma casa que não é do agrado de Cassie (pelo menos no início) e sua complicada relação com as “valentonas” do colégio: Faye, Deborah e Suzan – são dias de um verdadeiro pesadelo para Cassie enquanto ela está sujeita a todo tipo de tormento causado pelo trio, o que finda devido à intervenção de Diana, que passa a lhe dar carinho e conforto.

“Veio-lhe um pensamento, como se uma vozinha do fundo dela sussurrante. ‘O cordão prateado nunca poderá ser rompido. Suas vidas estão ligadas. Não podem escapar um do outro mais do que podem escapar do destino’.”

Depois de certo tempo de convivência, Cassie é iniciada ao mundo bruxo (daí o nome do livro), bem como volta a ver Adam, o rapaz por quem se apaixonou ainda em Cape Cod – descobrindo que ele é o namorado de Diana. Disposta a esconder seus sentimentos, Cassie se mantém afastada de Adam – pelo tempo que pode. O final do livro não é nada surpreendente, mas, dá um gancho interessante para o próximo.

O livro possibilita uma leitura razoavelmente rápida, devido a ser uma história mais superficial. Vale ressaltar que a premissa da trama é interessante, uma recém-chegada em uma cidade com nome já sugestivo que descobre fazer parte de um mundo, de certa forma, desconhecido a ela; porém, foram quase 200 páginas para a personagem principal descobrir o motivo de pensar em rimas diversas, em especial envolvendo elementos da natureza, ou sentir conexões com certas pessoas – para descobrir que era uma bruxa! É essa demora pra finalmente tudo ser esclarecido na cabeça de Cassie que acaba tornando o livro maçante.

Por fim, eu gostaria de entender, do fundo do meu coração, o que acontece com as séries baseadas nos livros de L. J. Smith. “Diários de Vampiro” fez/faz sucesso, porém, há muitas diferenças entre os livros e aquilo que vemos nas telas. Agora, o que acontece com Círculo Secreto (série The Secret Circle) é uma diferença estrondosa! Tudo bem que, no geral, adaptações são, de fato, diferentes, mas até para ser diferente tem limite né minha gente. As semelhanças (o nome dos personagens, e acho que só, porque até o nome da escola é diferente) estão apenas salpicadas ainda nos 20 minutos do primeiro episódio – não sei nem se assistirei mais.

Beijos :*

Lisa Jane Smith, mais conhecida pela abreviação L. J. Smith, é uma escritora americana que vive na Califórnia. Seus livros de literatura jovem/adulta e combinam uma infinidade de gêneros, incluindo o horror, ficção científica, fantasia e romance. Sua série de livros mais famosa é The Vampire Diaries, que foi recentemente transformada em uma série televisiva.


12 Comentários

  1. Oi, Patrícia. Tudo bem?

    Não assisto à série Diários de Vampiro mas a premissa da história até que me animou, claro que se baseia no clichê de recém chegada e garoto proibido por quem se apaixona mas me parece uma boa história pra distrair. Mesmo diante de sua ressalva eu leria um dia.
    Aaah, isso de adaptação quase sempre chateia, por isso quase sempre acho melhor assistir ao filme/série antes de ler o livro, a decepção é menor, rsrs.

    Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Adriana, tudo bem e com você? Sim, são histórias muito boas pra momentos de distração mesmo!! Se um dia ler, me conte o que achou *-* kkkk é uma tática né? Mas eu ainda prefiro ler (medo de o filme ou série dar muitos spoilers kk)
      Beijo!!

      Excluir
  2. Oi,Pati

    Eu assistia a essa séire, aliás, eu assisti a apenas alguns episódios porque a temporada estava incompleta. No entanto eu esqueci completamente de retornar a ver e para ser bem sincera eu não fazia ideia de que era baseado num livro. Mas pelo que você falou já deu pra entender que assim como TVD os livros são MUITO diferentes dá série. Eu já li até o quinto livro de Diários do Vampiro e fiquei pasma com as diferenças haauhauahau Chega a ser absurdo!

    Beijos,
    Mia

    https://miaestanteliteraria.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Miia!!
      Eu já havia ouvido falar da série, embora nunca tenha visto, e também não sabia que era baseada em algum livro. São MUITO diferentes mesmo!! Siiim eu também li até o 5º (quase até o final kkk) e as diferenças são muuito gritantes!!! kkk

      Beijoos

      Excluir
  3. Lida!
    Geralmente os filmes fazem muitas adaptações para poderem surtir o efeito desejado para o público.
    Não li nenhum dos livros da série, mas como gosto de livros de fantasia e que tem bruxas, etc, tenho muito interesse.
    Desejo uma ótima semana.
    “A simplicidade representa o último degrau da sabedoria.” (Arthur Schopenhauer)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de OUTUBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Rudynalva!
      Sim, exatamente!! Só que, infelizmente, alguns acabam exagerando nas adaptações que fazem ://
      Ótima semana!!!

      Excluir
  4. Olá Patrícia!
    Td bem? Antes de ver a série Diários de Vampiro, eu li alguns livros e abandonei a série lá pelo quarto se não me engano. O livro é muito bobo, não curti mesmo. Agora a série eu curti até saber que a protagonista iria sair, aí pensei devem acabar a série. Pq Elena é a principal da história. Quando eu soube q não, aí desisti de vez... Por ter meio que detestado o rumo dos acontecimentos dessa primeira série, acho muito difícil querer ler alguma outra coisa desse autor. Tem muito haver como o escritor escreve, não apenas em relação a história contada...
    Bjos
    http://www.kelenvasconcelos.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Kellen, tudo bem e com você? Eu li quaase os 5 primeiros livros (o 5º ainda faltam algumas páginas kkk); os livros não me agradaram tanto quanto eu esperava ao ver a série também não :/ Sim é verdade.. As histórias são interessantes mas... Faltam algo né? :/
      Beijoos

      Excluir
  5. Oi Patricia!
    Eu não sabia que havia tantas diferenças entre os livros e as séries de TV. Realmente tem coisas que funcionam bem nas páginas, mas não funcionam bem nas telas, mas também não dá para descaracterizar completamente a trama, né? Acho que nesse caso é bom "esquecer" que uma obra tem relação com a outra e apreciar as individualidades de cada uma.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Mariana!! Nossa, há MUITAS diferenças!! Não sei se todas as séries são assim, mas as baseadas nos livros desta autora são gritantes! Exatamente, e há muita desconstrução de história na adaptação :/ Sim, o melhor a fazer é isso mesmo!
      Beijoos

      Excluir
  6. Oi querida,
    Adorei a resenha. Não conhecia a autora e nem os seus livros, então...adorei o post.

    Espero ter a oportunidade de ler o livro em breve, pois o enredo que envolve a história é a minha cara.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii Flor *-*
      Muito obrigada!! A história é bacana sim!!
      Beijoos

      Excluir