Boa noite leitores, tudo bem com vocês? Aqui na minha cidade está um friozinho beem gostoso - para variar do exaustivo calor rotineiro! Hoje posto a resenha do livro A Garota do Outro Lado da Rua, de Lycia Barros!! Espero que gostem ;)

Nome: A Garota do Outro Lado da Rua
Autor: Lycia Barros
Editora: Novo Século
Páginas: 115
Ano de Lançamento: 2012

Enzo é um menino intelectual e aplicado nos estudos que não se importa em ser ridicularizado pela maioria dos colegas de turma. Ao lado de seu amigo Leandro, entra e sai do colégio com uma vida monótona e sem grandes emoções. Entretanto, há alguém que sempre balança a serenidade de Enzo: Rafaela, sua vizinha de frente, por quem Enzo é apaixonado desde a infância e é sua colega de turma. Porém, linda e popular entre os estudantes, Rafaela não se dá conta da sua existência até que um dia, em uma excursão do colégio, ambos se perdem juntos na mata. Rafaela e Enzo começarão a se conhecer melhor e perceberão o quanto estavam enganados a respeito um do outro. Mas será que esse conhecimento resultará em uma grande amizade? Será que o amor de Enzo sobreviverá além das aparências? Afinal, quem é verdadeiramente a garota do outro lado da rua?

O livro nos remete àquela paixão que algumas pessoas nutrem por alguém desde a infância – aquela que faz com que a pessoa fique suspirando com a idealização da pessoa perfeita. O protagonista é Enzo, magro, moreno, alto e usa óculos (de acordo com Rafaela, "só faltava o olho azul para ser o Harry Potter"), que sempre foi apaixonado por Rafaela – desde que a viu pela primeira vez, através da janela de seu quarto, andando de bicicleta com seu pai na rua onde ambos moram. Baixa e loura, Rafaela é mimada, egocêntrica e super preocupada com a opinião alheia.

Entre as personagens que mais aparecem estão os melhores amigos de Enzo, Leandro (viciado em M&Ms) e Alana, muito inteligente e com um segredo que nos é revelado ao final do livro (ok, eu havia suspeitado desde o início de suas atitudes – com um pouco de sensibilidade dá para notar *-*), além de Eva, professora de Biologia.

Em meio a um passeio ecológico por uma reserva ambiental na Tijuca, os alunos são surpreendidos por três assaltantes. Quando há tiros Enzo, que estava perto de Rafaela, a segura pelo braço e foge com ela para a mata, visando mantê-la segura. Lá eles passam a se conhecer melhor – Rafaela enxergando nele um menino inteligente e importante para ela (embora ainda deseje que ele se torne atraente – se importando muito com a opinião de suas amigas), e Enzo percebendo que sua "deusa" não era tão perfeita assim.

No decorrer da história a autora nos faz perceber a importância do estudo, uma vez que é Enzo quem mantém os dois vivos, devido a seu grande conhecimento de regras básicas de sobrevivência, muitas destas aprendidas no Discovery Channel, e o poder da cooperação e companheirismo, principalmente em situações adversas. Ressalto que o estudo que menciono não se restringe ao convencional aprendido nas escolas, mas também ao conhecimento obtido de filmes, documentários, livros, enfim, através de vivências de maneira geral.

O final é um pouco surpreendente e, ao mesmo tempo, fofinho *-* – e eu fiquei triste pelo livro ser tão curtinho :'( Dou nota 5 a ele, tornando-se um dos meus favoritos, pela simplicidade e sensibilidade com o qual é narrado, sem uma visão idealizada da realidade, apenas abordando de maneira sincera o que realmente ocorre em uma mente adolescente.

Nascida em 8 de junho de 1976, Lycia Barros se afirma como uma das grandes apostas para a literatura nacional. Atualmente, a autora mora com o marido e os filhos em sua cidade natal, Rio de Janeiro. Lycia cursou Letras na UFRJ e levou o amor aos livros para sua profissão. Seu primeiro romance foi o livro "A Bandeja, qual pecado te seduz?", lançado em outubro de 2010, que em 2013 ganhou o prêmio de melhor romance do ano no prêmio literário CODEX DE OURO. O mesmo livro também foi finalista do prêmio Areté de literatura 2011, promovido pela Asec, e está sendo adaptado para o cinema. O livro também já foi lançado em Portugal e na África. Hoje, já com 11 livros publicados por grandes casas editoriais como Novo Século, Autêntica, Seleções e Arqueiro, além de atuar como escritora, Lycia Barros também dá palestras por todo Brasil e ministra cursos de escrita para novos autores do mundo todo.(Fonte)


6 Comentários

  1. Oi Patrícia!
    Parece ser um daqueles livros que vc lê em uma tarde. Bem legal sua resenha, as vezes precisamos ler livros assim para relaxar ^^
    Bjos
    http://www.kelenvasconcelos.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kelen!!
      Sim, exatamente! É uma leitura extremamente fluida e gostosa!!
      Realmente, livros assim são uma ótima pedida pra momentos de relaxamento (e com aquele gostinho de romance *-*)
      Beijos!

      Excluir
  2. Olá! Adorei a resenha! Este é um livro que me despertou bastante curiosidade, ainda mais que é romântico haha. Fiquei apaixonada por este livro!!!
    Gostaria de dizer que com certeza aceito ser sua parceira! Vejo que seu blog é encantador! <3 Poderia me mandar o banner por e-mail?

    Super Beijos!
    Paula Nunes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Paula *-* Muito obrigada :D É uma delícia de livro, com certeza, e vale muito a pena ser lido <3
      Ahh que ótimoo!! Muito obrigada *----*
      Beeijos!

      Excluir
  3. Olá.
    Tenho uma amiga que é fã da Lycia e até então eu não sabia porque. Após ler sua resenha eu entendi: ela parece incrível! Ainda não li nada da escritora, mas talvez esse livro entre na minha listinha de desejados.

    Beijos. | * Blog PS Amo Leitura *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca havia lido nada da Lycia, embora sempre tenha ouvido falar super bem dela *-* Depois que li eu também entendi o motivo <3 Este é um livro bem gostoso e rápido de ser lido, super recomendo *-*
      Beijos!

      Excluir